Sexta-feira, dia 8 de julho de 2011. É anunciada a compra da Webjet pela GOL.
311 milhões, esse foi o valor divulgado no novo negócio da GOL. A nova aquisição? A Webjet, Companhia promissora no mercado Brasileiro e que se junta a GOL. A princípio, não se falava sobre novas aeronaves...Até existia uma esperança(pelos mais otimistas) de virem novos Boeing NG na cores da Ervilha. Mas como esperado, foi anunciado que a "marca" Webjet irá desaparecer. O mesmo destino terá os cansados trezentões, que serão substituidos gradativamente pelos novos NG laranjas.
Outro ponto a citar são os : Slots. Slot, nada mais é que os horários que determinadas Companhias podem obter num Aeroporto. E a Webjet tem Slots nos principais aeroportos Brasileiros como : GRU, GIG, BSB e CNF. Com a compra, a GOL consegue esses importantes slots e reforça sua presença em Foz do Iguaçu.
Mas, nem tudo é lucro. Há um sério risco (Apesar de ser desmentido) de demissões. Isso sem contar os 200 Milhões de dívidas que a GOL irá herdar.
Com a nova aquisição, a GOL retira do mercado uma incomoda concorrente, a verdadeira Low fare/Low cost. Causadora em alguns casos, de "dor de cabeça" nas líderes e obrigando-as a fazer promoções e baixar a tarifa.
Resposta
Um dia após o anúncio do negócio da GOL, o presidente da TAM disse que não teme a concorrência com a segunda maior companhia do setor(Será?). Mas anunciou que pretende aumentar a participação da TAM na TRIP para 31%.
Infelizmente essa compra é ruim para nós, consumidores. Corrremos o risco de voltarmos ao velho e ruim Duopólio(TAM x GOL) brevemente.
A GOL não apenas compra a Webjet, mas bota um "ponto final" na curta vida da Low fare/Low cost Brasileira.
Pedro Henrique | © Aviação é aqui Todos os direitos reservados.
A foto utilizada como capa deste editorial é de autoria de Alex Sandro Barbosa Vicente. Você pode conferir a foto na íntegra aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário