Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Azul é a 47ª empresa mais inovadora do mundo.


Por transformar passageiros de ônibus em viajantes frequentes de avião, a companhia aérea Azul foi considerada uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo, de acordo com a revista americana Fast Company. A companhia é a única brasileira a figurar no ranking, onde aparece na 47ª posição. Em primeiro lugar, sem surpresas, ficou a Apple, seguida por Twitter e Facebook.

Na reportagem, a Azul se destaca por seu rápido crescimento, alcançando 7,3% do mercado doméstico de viagens aéreas em apenas dois anos de existência. Seu modelo de negócio voltado para a classe média emergente, com preços que chegam a ser mais baixos do que passagens de ônibus, foi um dos responsáveis pela expansão da Azul, que transportou quatro milhões de passageiros em 2010.

Em entrevista à Fast Company, o fundador da empresa, David Neeleman, afirmou que cerca de 25% a 30% dos vôos custam o mesmo ou menos do que uma passagem de ônibus e, claro, são muito mais rápidos. Outra inovação da Azul para a qual a revista chama a atenção é a possibilidade de compra de passagens por meio de débito bancário e parcelamento, já que muitos brasileiros não têm cartão de crédito e, quando o possuem, seu limite é baixo para arcar com pagamentos de passagens aéreas.

Para 2011, a companhia pretende ter mais 20 novos destinos, com a possibilidade de ir para cidades que ainda não possuem serviço de transporte aéreo comercial. A azul fechou 2010 com 26 aeronaves e, no final deste ano, devem ser entregues 40 jatos ATR 72-600, encomendados pela companhia e orçados em 850 milhões de dólares.

Fonte: Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário