Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de junho de 2011

TAM é a melhor operadora da série Airbus A320 no continente americano

Operação da companhia já havia sido reconhecida como a melhor da América Latina nas últimas quatro edições do simpósio bienal da fabricante.

Pelo alto desempenho que obtém com as aeronaves da família Airbus A320, a TAM Linhas Aéreas conquistou o Prêmio de Excelência Operacional nas Américas na categoria "companhia de grande porte". A cerimônia de premiação foi realizada em Toronto, durante o simpósio bienal que a fabricante tradicionalmente realiza com as empresas que utilizam os modelos A319, A320 e A321 em todo o mundo. Esta é a quinta vez consecutiva que a TAM é reconhecida pela Airbus. Nas edições de 2003, 2005, 2007 e 2009, a companhia havia sido homenageada pelo histórico de serviços com as mesmas aeronaves, sendo eleita a melhor operadora da Família A320 da América Latina.

"Estamos orgulhosos por esse reconhecimento, que demonstra novamente a competência operacional da TAM. Empenhamos nossos melhores esforços para assegurar a confiabilidade técnica de nossa operação com a Família A320, que reúne alguns dos mais eficientes e seguros jatos comerciais da história da aviação mundial", afirma Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.

A escolha dos vencedores pela Airbus é baseada na utilização média e na performance operacional das aeronaves A319, A320 e A321 nos últimos dois anos, levando em consideração as características da malha, da região atendida e da operação de cada companhia aérea. Com isso, a métrica utilizada pela fabricante é capaz de aferir, por exemplo, a qualidade de operações com diferentes graus de intensidade.

De acordo com Ruy Amparo, a companhia mantém um elevado índice de confiabilidade operacional (em torno de 99%) em um cenário de elevada utilização das aeronaves da Família A320. A TAM registrou em 2010 cerca de 13 horas de utilização diária dessas aeronaves (com média de 10,4 horas de voo por dia com cada avião). A companhia, que já acumula mais de 1,8 milhão de voos com esses modelos, alcançou quase 290 mil voos em aeronaves da Família A320 no ano passado - uma média de 7,3 por dia com cada avião. No mesmo período, a média mundial da frota foi de 4,4 voos por dia, com utilização diária em torno de 9,6 horas para cada aeronave (média de 8,3 horas de voo).

"O crescimento sustentável da nossa frota comprova o acerto da política de operar aeronaves modernas e com baixa idade média. Ao mesmo tempo, investimos em otimização e qualidade da operação combinadas com a excelência na manutenção programada realizada em nosso Centro Tecnológico, em São Carlos", destaca Ruy Amparo.

Atualmente, a TAM mantém uma frota de 155 aeronaves com idade média entre 6 e 7 anos, uma das mais novas do mundo e a maior da história da aviação brasileira. A companhia também continua a ser o maior cliente da Airbus na América Latina, com 143 modelos da fabricante (26 A319, 86 A320, 9 A321, 20 A330 e 2 A340). Só da Família A320, são 120 unidades, a maior frota da série no Hemisfério Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário