Depois de consolidar sua presença no Nordeste brasileiro, a companhia aérea portuguesa TAP está apostando na interiorização para crescer no país. Nos próximos meses, a empresa pretende tornar diário o voo Campinas Lisboa, inaugurado em julho passado com frequência de três vezes por semana. A estratégia, que poderá ser levada a outras regiões do Brasil, visa a aproveitar o crescimento da demanda por viagens de avião a partir de cidades médias brasileiras e superar os gargalos dos grandes aeroportos.
Campinas é o nono destino da TAP no país. Até agora, a empresa voava apenas para capitais. Com a nova rota, a aérea estima que o número de passageiros transportados entre Brasil e Europa alcance a marca de 1,4 milhão este ano, crescimento de 24% sobre o movimento registrado em 2009. O voo de ida e volta entre Campinas e Lisboa custa a partir de US$ 1.152, excluindo tarifas de embarque.
O valor é exatamente o mesmo dos voos que partem de São Paulo e do Rio para a capital portuguesa.
Movimento em aeroporto de Viracopos subiu 72% Em apenas três meses, quase 20 mil passageiros foram transportados entre Campinas e Lisboa, o que representou 3% do fluxo de passageiros da TAP no país entre janeiro e setembro de 2010. O movimento em voos partindo de São Paulo ainda lidera o ranking, com 35% do total de passageiros transportados no período. A expectativa da companhia, no entanto, é que essa fatia diminua com o tempo. Após, a inauguração da nova rota, a TAP passou a oferecer transporte gratuito entre o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o Aeroporto de Congonhas, contribuindo para desafogar os voos que partem da capital paulista.
O Aeroporto de Guarulhos está um tanto estrangulado.Como percebemos uma demanda grande das cidades do interior, resolvemos apostar em novas rotas — disse Mário Carvalho, diretor geral para América Latina da TAP.
Campinas é o nono destino da TAP no país. Até agora, a empresa voava apenas para capitais. Com a nova rota, a aérea estima que o número de passageiros transportados entre Brasil e Europa alcance a marca de 1,4 milhão este ano, crescimento de 24% sobre o movimento registrado em 2009. O voo de ida e volta entre Campinas e Lisboa custa a partir de US$ 1.152, excluindo tarifas de embarque.
O valor é exatamente o mesmo dos voos que partem de São Paulo e do Rio para a capital portuguesa.
Movimento em aeroporto de Viracopos subiu 72% Em apenas três meses, quase 20 mil passageiros foram transportados entre Campinas e Lisboa, o que representou 3% do fluxo de passageiros da TAP no país entre janeiro e setembro de 2010. O movimento em voos partindo de São Paulo ainda lidera o ranking, com 35% do total de passageiros transportados no período. A expectativa da companhia, no entanto, é que essa fatia diminua com o tempo. Após, a inauguração da nova rota, a TAP passou a oferecer transporte gratuito entre o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o Aeroporto de Congonhas, contribuindo para desafogar os voos que partem da capital paulista.
O Aeroporto de Guarulhos está um tanto estrangulado.Como percebemos uma demanda grande das cidades do interior, resolvemos apostar em novas rotas — disse Mário Carvalho, diretor geral para América Latina da TAP.
Entre janeiro e setembro deste ano, 81,7 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram nos 67 aeroportos administrados pela Infraero. O número representa uma alta de 38% em comparação com igual período de 2009. Desse total de passageiros, 3,8 milhões passaram por Viracopos, o que significou um crescimento bem mais intenso que a média nacional: 72%. É nesse mercado potencial que a TAP está de olho.
A empresa também avalia inaugurar rotas para a Região Sul do país. Hoje, a TAP voa para Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, além de Campinas. Todos os voos têm Lisboa como destino e são diretos.
— Estamos sempre avaliando oportunidades. Curitiba e Porto Alegre estão entre algumas opções que estamos estudando — informou Carvalho Empresa inaugura voo compartilhado para Pequim O Brasil não é o único país emergente em que a TAP está apostando. Este mês, a companhia inaugurou um voo em code-share (compartilhado) com a Air China que faz o trajeto Lisboa-Pequim. Para Carvalho, a rota é uma nova alternativa para os brasileiros chegarem à Ásia. Partindo do Rio, de São Paulo ou de Campinas, a tarifa é a mesma: a partir de US$ 1.190, sem taxas.
A TAP voa para 65 destinos em 31 países e tem, em média, mais de 1.850 voos por semana.
No Brasil, são 70 voos semanais.
Fonte : O Globo.
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