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quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cias "menores" já têm 18% do mercado aéreo.


O crescimento de dois dígitos registrado pelo setor de aviação civil está surpreendendo até mesmo as companhias aéreas. Com um aumento de quase 30% na demanda por voos domésticos em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor vê um avanço na participação das companhias de menor porte, que já respondem por quase 18% do mercado, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

"Esse crescimento está acima do esperado. Estimávamos um aumento da demanda de até 20%", afirma Allemander Pereira, consultor do Sindicato Nacional das Empresas Áreas. Segundo ele, o aumento da participação das regionais no transporte aéreo doméstico é resultado do crescimento acelerado pelo qual passam as cidades de menor porte, exploradas pelas empresas com viés regional.

"Isso mostra a pujança do interior do Brasil. As regionais estão liderando o crescimento, que está sendo puxado pelas rotas que ligam cidades de médio porte, e não capitais", avalia Pereira.

De acordo com a Anac, a Passaredo continua crescendo em ritmo acelerado: 130,89% em relação a setembro de 2009, e detém 0,68% de participação no mercado doméstico. A Trip registra crescimento de 89,76% no mesmo período.

O avanço das empresas de menor porte também está ligada à incorporação de mais aviões às suas frotas, diz Pereira. "São aviões novos, mais modernos, que permitem um preço competitivo que as torna capazes de competir com os ônibus."


Divisão

A participação de mercado no transporte doméstico é liderada pelo Grupo TAM, formado por TAM e Pantanal (42,40%), seguido pela Gol/Varig (39,46%). Na terceira posição aparece agora a Azul (6,7%), seguida da Webjet (5,34%). Em quinto lugar está a Avianca (2,84%), e a Trip vem em sexto (2,26%). Segundo a Anac, também houve aumento na taxa de ocupação dos voos com origem e destino no Brasil: de 66,43% em setembro de 2009 para 73,38% em setembro deste ano.

A união de preços competitivos à emergência de uma nova classe média no País dão força para o setor se expandir. "As passagens começaram a caber no bolso da classe C. Em busca desses consumidores, as empresas estão ampliando os pontos de venda de passagens", explica o consultor.

Este ano, a TAM anunciou que passaria a oferecer passagens nas lojas das Casas Bahia e a Azul começou uma parceria com a rede varejista Magazine Luiza.

No mercado internacional operado por empresas brasileiras, o aumento da demanda em setembro também foi alto: 26,97% ante igual mês do ano passado. "Pelos meus cálculos, teremos o melhor ano da década em passageiros transportados por quilômetro, superando 2005", afirma Pereira.

Nesse mercado, o Grupo TAM tem 84,54% de participação e a Gol/Varig, 15,42%. A taxa de ocupação nos voos internacionais é de 82,20%, o que representa alta de 8,49 pontos porcentuais em relação a setembro de 2009.

Fonte: O Estado de São Paulo

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