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sexta-feira, 29 de outubro de 2010
TAM inicia operação do serviço OnAir no Brasil.
Passageiros da companhia aérea já podem realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens e acessar a Internet, via telefone, a bordo.
A TAM Linhas Aéreas começa hoje a oferecer o serviço de telefonia móvel a bordo. Uma parceria pioneira firmada com a OnAir, empresa que fornece sistemas para uso de celulares em aeronaves, permitirá que os passageiros da TAM usem seus aparelhos durante os voos.
A TAM é a primeira linha aérea das Américas a disponibilizar essa facilidade. O serviço, que utiliza os satélites da Inmarsat SwiftBroadband, já está disponível aos passageiros que viajarem a bordo da aeronave Airbus A321 — que realizará as rotas entre Guarulhos, Recife, Natal, Fortaleza e Porto Alegre. Com o OnAir, os passageiros podem realizar chamadas telefônicas, enviar mensagens e acessar a Internet via rede GPRS, com seus próprios aparelhos de telefone GSM.
“Fiéis ao nosso espírito de servir, estamos inovando mais uma vez para oferecer o melhor serviço. O uso de celular a bordo foi uma demanda detectada por meio de pesquisas com os nossos passageiros que desejam estar conectados ao trabalho, família e amigos enquanto viajam”, afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.
A OnAir é uma joint venture da Airbus e da Sita, organização que desenvolve tecnologia de ponta para aviação. O sistema já foi utilizado em mais de 135 mil voos para 356 cidades, conectando passageiros de 83 países com acordos de roaming com aproximadamente 200 operadoras de telefonia móvel. “Estamos muito satisfeitos em entregar à TAM um serviço considerado um diferencial pelos clientes da companhia, que agora podem manter-se conectados mesmo durante deslocamentos aéreos, o que é cada vez mais importante. Não há dúvidas que o OnAir atenderá as necessidades desses clientes”, declarou Ian Dawkins, CEO da OnAir.
O mecanismo oferecido pela TAM permite que até oito passageiros utilizem celulares para ligações telefônicas ao mesmo tempo. Para dados e envio de SMS, não há restrições. Os aparelhos entrarão em roaming internacional, ou seja, passarão a captar sinal assim que a aeronave atingir 4 mil metros de altura, podendo fazer ou receber ligações e enviar mensagens SMS. Smartphones também funcionarão a bordo, permitindo que os passageiros acessem e-mails e naveguem na internet. O uso será cobrado diretamente pela operadora na conta de telefone do passageiro. A tarifa será definida pela operadora usada pelo cliente.
Durante decolagens e pousos, os passageiros serão orientados a desligar seus aparelhos eletrônicos. O sistema garante total segurança aos passageiros, pois impede que o sinal dos celulares cause interferência nos comandos da aeronave e na rede de antenas de celular em terra. Além disso, em caso de necessidade, pode ser desligado a qualquer momento. É importante frisar que, mesmo que permaneçam ligados todo o tempo (inclusive em pousos e decolagens), os aparelhos não interferirão no sistema de controle do avião, pois o sistema de celular a bordo já está preparado para lidar com essa situação.
Para o uso do OnAir, a companhia recebeu a aprovação técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para ter o sistema de celular a bordo instalado na aeronave e a certificação operacional por parte da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Além disso, o sistema foi certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA) e sua utilização foi regulamentada recentemente pela União Europeia.
Hoje a TAM dispõe de uma aeronave com o sistema já instalado (um Airbus A321, com 220 assentos), para testar a aprovação do serviço pelos passageiros. Para o próximo ano, a companhia planeja ter mais aeronaves que operam voos domésticos equipadas com a tecnologia.
Fonte : TAM.
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