Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Centro Tecnológico da TAM renova atendimento total care para manutenção do avião presidencial.

Desde 2005, quando foi certificada pela DIRMAB, a unidade de MRO realizou mais de 60 checks e outras intervenções técnicas na aeronave.

O Centro Tecnológico da TAM, unidade de negócios de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), renovou até dezembro de 2015, prazo prorrogável por mais um ano, o atendimento Total Care da aeronave oficial da Força Aérea Brasileira Airbus A319CJ, que realiza as viagens da Presidente da República. A renovação foi feita com um novo contrato, após licitação pública, por meio do qual a unidade de MRO assume o compromisso de prestar serviços de manutenção pesada, manutenção de componentes, suporte logístico, fornecimento de materiais e atendimento de emergência.

Desde a certificação do Centro Tecnológico da TAM pela DIRMAB (Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico) em 2005, foram realizados mais de 60 checks e outras intervenções técnicas de manutenção na aeronave presidencial, dentro e fora do Brasil, incluindo modificações especiais por se tratar de um jato executivo.

O vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM, Ruy Amparo, afirma: “A renovação do atendimento total care da aeronave presidencial, por meio de contrato com a FAB, após termos vencido a licitação pública, é de grande importância para nossa unidade de MRO, por representar o reconhecimento da alta credibilidade e confiabilidade dos serviços de manutenção, reparo e revisão que prestamos, devido ao cumprimento rigoroso do compromisso e da responsabilidade que assumimos junto aos nossos clientes.”
A mais recente intervenção técnica realizada pelo Centro Tecnológico da TAM em São Carlos, em janeiro deste ano, foi a maior já executada na aeronave presidencial, com uma ampla renovação do ambiente VIP da cabine, além de detalhadas análises estruturais.

O Centro Tecnológico da TAM é uma unidade de negócios voltada ao mercado de manutenção aeronáutica autorizada pelas principais agências regulatórias da aviação mundial: além da brasileira ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), possui certificações da européia EASA (European Aviation Safety Agency), da norte-americana FAA (Federal Aviation Administration) e de agências de diversos outros países das Américas. Desde janeiro de 2007, possui a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), o mais completo e aceito atestado internacional em segurança operacional.

Atualmente, o corpo de funcionários diretos da unidade está em torno de 1.000 pessoas, incluindo técnicos e engenheiros que trabalham nos hangares e oficinas do centro de manutenção. Seus hangares têm capacidade para acomodar simultaneamente até sete aeronaves (quatro de médio porte e três de pequeno porte.

Capacitado em cerca de 5.000 componentes dos mais diversos, sua estrutura conta com oficinas especializadas, como: Hidráulica, Pneumática, Aviônicos, ATEC, IDG, Material Composto e Trem de Pouso. Fazem também parte de seu portfólio: treinamento, manutenção de linha e fornecimento de GSE (Ground Support Equipment), conjunto de máquinas (esteiras, tratores, escadas) utilizado para realizar as operações de carregamento e descarregamento das aeronaves nos aeroportos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário