Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Museu TAM comemora dois anos


Mais de 150 mil pessoas visitaram o espaço nesse período, tanto para conhecer as aeronaves como para participar dos eventos promovidos periodicamente pela instituição

O Museu TAM, localizado em São Carlos (interior de São Paulo), nasceu do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. O local, inaugurado em 2006 como “Museu Asas de um Sonho”, passou por uma extensa reforma e foi reaberto em junho de 2010, com o nome “Museu TAM”. Hoje, muito mais do que expor um acervo de 80 aeronaves em seus 22 mil metros quadrados de área útil, o espaço transformou-se em uma atração cultural.

Com o objetivo de homenagear os heróis da aviação, periodicamente são organizadas mostras para relembrar importantes criadores, construtores, mecânicos e pilotos. A exposição deste mês é sobre a saga do hidroavião Savoia-Marchetti S.55 (o “Jahú”) que realizou, em 1927, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul sem escalas, com tripulação 100% brasileira. Em meses anteriores, os visitantes puderam conhecer a história de Santos Dumont e da empresa Fokker, entre outros temas.

Mesmo para aqueles que já visitaram o local, sempre há novidades para conferir. Desde a sua reabertura, foram incorporadas mais seis aeronaves ao acervo, como o monomotor biplano De Havilland DH 82A Tiger Moth, a aeronave esportiva leve Tenco Globe Swift, o avião militar Ryan PT-22 Recruit, a réplica em tamanho real do Blériot XI, o jato Hawker Siddeley HS-125 e o ultraleve Roloff-Unger RLU-1 Breezy Pusher.

Para possibilitar o acesso a um público maior, desde março último, a entrada é gratuita às quartas-feiras. Desde a sua reabertura, a instituição recebeu mais de 150 mil visitas, sendo uma delas de uma personalidade internacional: Bruce Dickinson, o vocalista da banda Iron Maiden. Historiador, piloto e apaixonado por aviões, Dickinson fez questão de conhecer, durante sua turnê pelo Brasil em março de 2011, o maior museu do mundo mantido por uma companhia aérea.

Comemoramos o aniversário de dois anos de reabertura do Museu TAM com muita satisfação. A sociedade já percebeu a importância deste espaço cultural para a preservação da história da aviação. É uma alegria notar que viramos referência até no exterior”, explica João Amaro, presidente da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário