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terça-feira, 26 de junho de 2012

Decolagem autorizada, LATAM!

Processo de união resultou na maior companhia aérea da América Latina. Nomes LAN e TAM continuarão normalmente em cada um dos países.


As companhias aéreas TAM e LAN anunciaram nesta sexta-feira (22) o fechamento da oferta de troca de ações das duas empresas. Com isso, ambas concluíram nesta manhã o processo de consolidação que dá origem à holding (controladora) Latam Airlines Group S.A, resultando na maior companhia aérea da América Latina.

No fechamento da troca de ações, 99,9% dos acionistas da TAM que participaram do processo concordaram com o cancelamento do registro de companhia aberta empresa no Brasil, como havia sido estipulado anteriormente. Essas ações, somadas às dos acionistas controladores da companhia aérea, representam 95,9% do total de papéis da TAM.

A oferta de troca de ações havia sido adiada em 10 dias no último dia 12, depois que a adesão dos acionistas da TAM à operação não atingiu o mínimo exigido pela empresa chilena, que era de 95%, para dar prosseguimento à fusão.

Apesar da fusão, os nomes LAN e TAM continuarão a funcionar normalmente em cada um dos países. Cada companhia aérea mantém, ainda, seus centros de operação atuais: o da LAN em Santiago e o da TAM em São Paulo.

Troca de ações

A oferta de troca de ações foi uma condição para a fusão de ambas as companhias anunciada em agosto de 2010, para dar à luz a Latam. A LAN lançou a oferta aos acionistas da TAM, em razão de 0,9 ação da LAN por cada uma da TAM.

A partir de agora, as ações da LAN serão entregues na forma de BDRs (Brazilian Depositary Receipts, recibos de empresas estrangeiras negociadas na Bovespa) no Brasil e ADRs (American Depositary Receipts, recibos das ações da brasileira na bolsa de Nova York) nos Estados Unidos.

A TAM anunciou, em 7 de maio, fechar o capital da empresa na Bovespa. A Oferta Pública de Ações (OPA). A fusão sofreu vários contratempos por acusações de monopólio em rotas aéreas apresentadas por outras companhias, principalmente relativas a rotas entre Chile e Brasil. Os tribunais permitiram a criação da aliança, mas impuseram uma série de medidas de mitigação.

Programas de fidelidade

A partir de 27 de junho, a Latam informa que os membros dos programas de fidelidade Lanpass e TAM Fidelidade poderão acumular e trocar quilômetros/pontos em toda a rede da LAN e da TAM. Os associados das categorias superiores desses programas (Comodoro/Black e Premium Silver/Vermelho) somarão serviços preferenciais, com direito a um acompanhante, como acesso às salas VIP próprias de ambas as companhias, check-in e embarque preferencial nos aeroportos e priorização de bagagem, diz a Latam.

Estrutura e negócios

As duas companhias projetam sinergias aproximadas de US$ 170 milhões a US$ 200 milhões para os primeiros 12 meses depois da união, crescendo até um valor anual de US$ 600 milhões a US$ 700 milhões, que serão alcançadas totalmente durante o quarto ano, após concluída a associação, diz nota divulgada pelo grupo. O Latam Airlines Group também estima custos únicos associados à conclusão da transação e à concretização de sinergias de aproximadamente US$ 170 milhões a US$ 200 milhões, gerados, em sua maioria, nos primeiros 12 meses depois da união. Aproximadamente 60% do total de sinergias potenciais devem vir dos incrementos de receita nos negócios de passageiros e de cargas, fruto da associação, e as reduções de custo gerariam os 40% restantes.

A estrutura corporativa da holding será composta por Maurício Rolim Amaro, atual vice-presidente do Conselho de Administração da TAM, que assumirá a posição de presidente do Conselho de Administração da Latam.; Maria Cláudia Amaro, que continua como presidente do Conselho de Administração da TAM, e será membro do Conselho de Administração da Latam; Enrique Cueto, até hoje vice-presidente-executivo da LAN, que assume como CEO da Latam; Ignacio Cueto, atual gerente-geral da LAN, que passa a ser CEO da LAN; e Marco Antonio Bologna, que segue na condição de CEO da TAM e da TAM Linhas Aéreas.

Fonte: Globo.com

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