Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

TAM lidera nos mercados doméstico e internacional em março.

Companhia registra aumento de 25,2% na demanda nacional e de 26,7% nas linhas internacionais; market share sobe para 86,1% nos voos para o exterior e para 41,8% nos domésticos.

A TAM Linhas Aéreas registrou crescimento de 25,2% na demanda de passageiros transportados (RPK) em seus voos domésticos em março, na comparação com o mesmo período de 2010, e lidera o mercado brasileiro de aviação, com participação de 41,8%, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (19) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A companhia manteve sua liderança no segmento de linhas para o exterior operadas por empresas aéreas brasileiras, com market share de 86,1%.

No mercado doméstico, incluindo os dados da Pantanal, a TAM aumentou sua oferta (ASK) em 14,6%, na comparação com março de 2010. A taxa de ocupação (load factor) foi de 68,7% no mês passado, que foi marcado pela elevada concentração de viagens a passeio, principalmente devido ao Carnaval. O preço médio pago por passageiro a cada quilômetro voado (yield) diminuiu cerca de 5%, resultado influenciado pela forte participação de clientes viajando a lazer, que compram suas passagens com antecedência ou utilizam bilhetes-prêmio do Programa TAM Fidelidade.

"A nossa posição no mercado doméstico em março mostra que estamos no caminho certo em nossa estratégia, focada no equilíbrio entre o market share e a rentabilidade", destaca o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso. "Vamos prosseguir com nossa política de redução de custos, combinada com os esforços para manter e melhorar a alta qualidade de nossos serviços."

Nos voos internacionais, a TAM atingiu uma taxa de ocupação de 80,3% em março, recorde para esse mês, como resultado de um aumento de 12,1% na oferta, combinado com crescimento de 26,7% na demanda. O movimento de passageiros entre o Brasil e o exterior permaneceu forte. O yield internacional em dólar se manteve estável na comparação com o mês anterior.

No acumulado do primeiro trimestre, a TAM registrou market share de 41,8% no mercado doméstico e de 85,8% no segmento das linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras. O load factor, por sua vez, foi de 70,5% nos voos domésticos e de 79,7% nas operações para o exterior, com crescimento na demanda de, respectivamente, 14,8% e 16%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário