Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

GRU aumenta operações

Foto: Falando de Viagens

O aeroporto Paulista aumentou o número de operações/hora. Atualmente, já marca 52 movimentos/hora. Contra 47 movimentos/hora, como no passado.

O aumento da capacidade é resultado de um grande esforço da concessionária. Serviços de infraestrutura em terminais, pátios e pistas alinharam-se com procedimentos operacionais na gestão do tráfego aéreo com base no conceito de ACDM (Airport Collaborative Decision Making).

Com o implantamento de uma nova visão administrativa, surgiu a possibilidade de solucionar assuntos de forma ampla, coletiva. E foi o que ocorreu no grande HUB. O trabalho foi realizado entre o GRU Airport, as Estações Permissionárias de Telecomunicações Aeronáuticas (EPTA-Guarulhos/Infraero), o Serviço Regional de Proteção ao Voo (SRPV-SP), o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA/DECEA), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), além das companhias aéreas que operam em Guarulhos.

O aumento da capacidade deve-se à reestruturação do espaço aéreo em Guarulhos, conduzida por organizações do DECEA (SRPV-SP, CGNA e ICA) e com a redução da distância entre as aeronaves no proacesso de aproximação, de 5 para até 3 milhas náuticas com Acordo Operacional celebrado entre a EPTA-Guarulhos (Infraero) e o SRPV-SP. Paralelamente, a Concessionária tem atuado junto às companhias aéreas para reduzir o Tempo de Ocupação de Pistas (ROT – Runway Occupancy Time).

A área de Operações também concluiu a implantação do sistema de pouso por instrumentos, o ILS Categoria III-A, que começou a funcionar no fim de junho deste ano. Com o novo sistema, as probabilidades de o aeroporto fechar ou ter que alternar voos por condições climáticas ficaram bastante reduzidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário