Alô amigos/as! Como vocês estão?
Após tanto tempo, é com grande prazer que trago a vocês nosso primeiro Flight Report! Sente-se em sua poltrona, aperte seus cintos, preste atenção às instruções de segurança e uma boa viagem!
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Quarta-feira 24/07.
Ao observar a janela de meu quarto, já percebo um clima bastante atípico na capital carioca: Chuva+Frio. Um tempo convidativo para ficar em casa, certo?! Errado! Hoje é dia de voar rapá!! Após o almoço, inicio os preparativos para sair de casa. Pega aqui arruma lá e um último “checklist” para não esquecer nada fora da mala. Tudo certo, hora de pegar o amarelinho (Vulgo táxi).
- “Por favor, vamos para o Aeroporto Santos Dummont.”
- “Ok!”
O interessante do Táxi é que: Você conversa com o motorista parecendo que conhece o mesmo à séculos rs. E o papo é o mais variado possível [Futebol(obrigatório rs), Política, Cotidiano etc...]. No caminho, aproveito para começar a escrever este texto que você está lendo agora. Ao chegarmos nas imediações do Estádio do Maracanã, pegamos um trânsito; Ao ver aquilo, já imaginava comigo a “bela” e “ótima” situação que se encontrava o saguão do SDU naquela tarde.
Passado a retenção do tráfego, alguns minutos depois já estamos na Avenida Presidente Vargas. O bom de passar por esta via é ter a oportunidade de observar a arquitetura do Centro Carioca, bem legal! Candelária, pegamos o trecho final da finada “Perimetral” e seguimos sentido Aterro. Retorno feito e seguimos para a entrada do Terminal.
Um até logo para o amigo taxista e sigo para a entrada do Terminal. Ao passar pela porta...
Ué, como?! Hm, será que isto é sério mesmo?!
Uma vez feito o check-in, é hora de partirmos para a Sala de Embarque. Antes, vamos dar uma olhada no painel de voos daquela tarde:
Andamos mais um pouco, escada rolante...E já estamos na “porta” da sala de embarque. Procedimento padrão de passagem no Raio-X e enfim adentramos na sala.
Tão logo já percebo algo bem estranho, ainda mais para o clima naquele dia. O Ar-condicionado ao que parece estava em máximo funcionamento! Hm hm, no inverno = Ar-condicionado no máximo e no verão = Ar-condicionado desligado; Vai entender essa lógica da Infraero... Porém, nada que um casaco não resolva.
Vamos dar uma olhada na sala:
Como faço tradicionalmente quando viajo, comprei uma revista FLAP para ler durante o trajeto. A FLAP de junho estava bem convidativa! Com o 787 da Ethiopian na capa, trazia um Flight Report da Cia juntamente com uma matéria especial da empresa uruguaia Pluna. Bem interessante!
Para não deixar vocês com curiosidade, segue uma foto da capa da revista daquele mês:
Antes de procurarmos um lugar para esperar, vamos dar uma olhada no pátio?
É, apenas o movimento “mais do mesmo”.
Inicio a leitura da revista em uma cadeira da sala....
Outro ponto que eu acho bastante legal num ambiente como aeroporto é: O vai e vem de pessoas. Sempre gosto de ficar observando um pouco. Pessoas indo/vindo de diversos lugares, apressadas, talvez preocupadas, talvez com saudades, talvez pensando em negócios/trabalho, talvez planejando projetos. Acho bem curioso isso.
16h06min, o nosso embarque é anunciado. É hora de pararmos com essa “reflexão de boteco" e irmos para a fila do Gate 5! rs
Quem nos espera na posição 5 hoje é o Airbus A319-132. O francês alçou aos céus pela primeira vez no ano de 2002, para ser mais preciso no mês de outubro. Após alguns testes, foi entregue diretamente a TAM. Com identidade paulista, recebeu a matrícula PR-MAO. Trata-se de um jovem de apenas 11 anos de vida!
No detalhe para você: a potente IAE V2524-A5, que juntamente com a sua “irmã” teria a tarefa de nos conduzir até BSB.
Logo ao entrar na aeronave, procuro o meu assento: 24ª. O pitch da TAM pode ser classificado como regular. (Poderia ser melhor, vai...) Enquanto isso, o embarque prossegue...
O relógio marcava 16h30min, quando o embarque era finalizado. Ultimas checagens... E às 16h36min o pushback é iniciado juntamente com o tradicional speech feito pelo chefe de cabine Paulo Escudero.
O trator empurra suavemente o nosso Airbus para o pátio enquanto se inicia o procedimento de acionamento dos nossos motores. Aeronave “flapeada” e após um rápido táxi já estamos alinhados na pista 02, com o pão de açúcar a nossa frente. Decolagem autorizada = manetes a frente! Chegou o momento das potentes IAE V2524-A5 “gritarem”! Após a VR e fora do solo, iniciamos a clássica curva a esquerda.
2 minutos depois, já estamos com a aeronave “limpa”. Em pouco tempo livramos a camada que estava sobre a Cidade Maravilhosa naquela tarde.
Continuamos nossa subida rumo ao nível de cruzeiro...
A Cia Paulista, assim como as demais, oferece um razoável sistema de entreterimento: Filmes/Documentários que são exibidos nas telas próximas aos assentos. Também há a opção da revista TAM nas nuvens, que oferece boa leitura.
Quando alcançamos o nível de cruzeiro, o serviço de bordo foi iniciado. Naquela tarde o serviço se fazia presente com: Água, Sucos, Refrigerantes normal/zero e uma caixa para cada passageiro. A embalagem vem de forma bastante apresentável e contém: Biscoito Cream Cracker, polenguinho e um doce de chocolate. Not bad...
Pouco tempo depois, ao término do serviço de bordo, a equipe de comissários passa recolhendo todo o lixo. Ah mas antes que me esqueça...seguem as fotos para registro:
Pois bem, o voo segue... resolvo dar uma passada na galery. Lá encontro Waysley Pires e Ícaro Albuquerque, jovens comissários da Cia Paulista. De cara, pergunto a saber o prefixo de nosso Airbus; “Mike Alfa Oscar” – prontamente diz Waysley. A partir daí, o papo se inicia automaticamente. É sempre bom poder encontrar pessoas que tem a mesma paixão pela aviação e poder conversar no “mesmo idioma” rs. Situação do mercado, carreira de piloto, custo dos cursos, TAM+LAM e uma ótima prosa se segue! O tempo realmente voa(perdão pelo clichê) quando as 18h00 iniciamos nossa descida. Mais 3 minutos de boa conversa, agradeço me despeço e retorno ao meu lugar.
O nosso Airbus ia descendo lentamente pelos céus Brasilienses naquele fim de tarde. O Comandante lentamente ia “sujando” nossa aeronave com os Flaps e juntamente diminuindo nossa velocidade. Mais um pouco e o mesmo anuncia: “Tripulação, pouso autorizado!”
E lá vamos nós: Full flaps, o francês já estava na final do Aeroporto JK. Alguns minutos... E suavemente tocamos na pista 11L! Speed brake+reverso+freios, iniciamos nossa frenagem nos conformes. Livramos a pista e prosseguimos no táxi direto para o Gate 08.
Com o “tradicional” terminal em nossa frente, estacionamos no Gate 08.
Corte nos motores, aeronave parqueada: e o desembarque se inicia.
Com a aeronave já vazia, aproveito para fazer uma breve visita a cabine. Um rápido papo com o Copila, e algumas fotos. Seguem os registros:
Depois disso é hora de rumar para o terminal.
O nosso A319 ainda teria mais uma etapa para cumprir naquela noite. Um até breve, PR-MAO!
Ei, mas espere aí! Este não é o fim de nossa viagem (ainda). Eu teria que esperar singelas 6 horas para pegar outro voo: BSB-BEL-MCP, que era meu destino final. Em razão do cansaço, este trecho não foi registrado.
E assim chega ao fim nosso primeiro Flight Report! Gostaria de agradecer a você por nos acompanhar nesta viagem! E também, mandar um grande abraço para os comissários Ícaro Albuquerque e Wasley Pires..nos vemos futuramente por aí em céus tupiniquins!
Espero que vocês tenham gostado!
Um grande abraço,
Pedro Henrique
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* A foto utilizada como capa deste Flight Report é de autoria de Tsuyoshi Hayasaki. Você pode conferí-la na íntegra aqui.
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