A australiana Qantas cancelou a encomenda de 35 jatos 787 Dreamliner da Boeing, avaliados em US$ 8,5 bilhões. A companhia aérea registrou seu primeiro prejuízo anual em 17 anos por causa de queda no desempenho das operações internacionais. O mercado recebeu com otimismo a decisão da companhia e as ações da Qantas atingiram o maior nível em mais de dois meses. Ao longo do ano passado a empresa foi impactada por gastos recordes com combustível, concorrência mais acirrada e oposição dos empregados à redução de despesas. A companhia teve um prejuízo de 244 milhões de dólares australianos (o equivalente a US$ 254,8 milhões) nos 12 meses encerrados em 30 de junho.
O cancelamento dos pedidos resultará em uma "redução em nossos compromissos de investimento", disse o presidente executivo da Qantas, Alan Joyce, ressaltando que os 35 Boeing 787-9s valem US$ 8,5 bilhões segundo preços de tabela do modelo. Segundo o diretor financeiro da Qantas, Gareth Evans, a companhia vai receber US$ 433 milhões da Boeing, incluindo mais de US$ 300 milhões como forma de compensação para os atrasos no desenvolvimento do 787. Este foi o maior cancelamento de pedidos dos super jatos do Boeing 787. Em 2009, a fabricante americana já havia perdido uma ordem de 25 aeronaves de um cliente. A Qantas, no entanto, disse ainda que não alterou os planos de aquisição de 15 aeronaves 787-8 da Boeing,cujas primeiras unidades serão entregues no segundo semestre de 2013. Com a chegada desses aviões, a companhia pretende aposentar a frota dos antigos Boeing 767. A decisão não envolve a entrega de 15 aviões Boeing 787 à filial Jetstar, com o primeiro aparelho chegando no segundo semestre de 2012.
Fonte: Jetsite
Esse é o Problema de atrasar o cronograma de lançamento de uma aeronave, isso faz com que as empresas repensem e tomem outras decisões. Execelente Blog Parabéns.
ResponderExcluirVoo Fácil Taxi Aereo
Olá Raul!
ResponderExcluirÉ verdade!
No decorrer do desenvolvimento do projeto B787, a Boeing enfrentou divesos problemas que acarretaram num grande atraso na tão esperada conclusão da aeronave. E quem acaba saindo prejudicado na realidade são os "dois lados": A companhia que fez a encomenda da aeronave e a fabricante que sai com uma imagem bastante desgastada.
Grato pelo seu comentário e elogio!
Um abraço!
Pedro Henrique