Aeroporto Santos Dumont, 28 de junho de 2016,
Na sala de embarque, ao aviso vindo do sistema sonoro, somos informados que nosso embarque iniciará pelo portão 5. Após uma fila costumeira, entramos na aeronave a procura do assento: 19E. Bagagens acomodadas, uma folheada na revista de bordo do mês corrente...Quando um leve "solavanco" empurra as toneladas do nosso Boeing 737-800 que está escalado para cumprir esta etapa.
Ao contrário do que você possa supor, não, este não será um Flight Report. Este voo tem como objetivo uma cobertura bem especial, como você verá a diante.
São 19:08 quando o voo G3 2129 é autorizado a decolar. Manetes à frente, o jato americano "parte para cima" da pista 20L com intensidade. Fora do solo, 400 pés, leve curva a esquerda..Gear up! Após 50 minutos (aproximadamente), já estamos parqueados no Aeroporto de Congonhas. Desembarque na remota, seguimos em direção ao clássico saguão do aeroporto Paulista.
Já no hotel, shutdown!
Quarta-Feira, 29 de junho de 2016.
O dia seguinte se inicia bem cedo, após um café da manhã, por volta das 8:15 da manhã já estamos no ônibus que nos levará até a cidade de Diadema para conhecer o amplo Centro de Treinamento da companhia. Já no local, e devidamente credenciado, adentramos em uma sala para apresentações. Passados poucos minutos o presidente da Cia, Paulo Sérgio Kakinoff abre o 6º Workshop GOL para Imprensa - Bastidores da Aviação. De forma bem leve e simples, inicia a primeira das cinco palestras daquele dia.
Paulo focalizou sua palestra numa abordagem bem ampla e aberta sobre a GOL e o mercado de aviação em si. Houve uma rápida análise do mercado do início dos anos 2000...seguida de uma comparação aos dias atuais, evidenciando a popularização e democratização do transporte aéreo no país. Com uma palestra receptiva a perguntas, alguns temas cruciais foram abordados como:
- Carga tributária brasileira e seus impactos na operação (Por exemplo: No Brasil, 40% dos custos de um voo se referem ao combustível. Sem esquecer, também, que este insumo tem o seu preço cotado em dólar. É complicado, meus caros....).
- Abertura do mercado para 100% de investimento do capital estrangeiro e seus impactos no mercado (Lidar com a manutenção de empregos e proteção do mercado nacional).
- Serviço de bordo e suas modificações ao longo do tempo no mercado brasileiro.
- Modo de precificação das passagens e os fatores que envolvem e influenciam o processo.
(Clique nas fotos para ampliar) |
E um ponto que é bastante preocupante ao país:
- A crise e seus reflexos no mercado
Neste último ponto, Paulo debateu de forma muito sincera com os presentes..Mostrando o real panorama da situação do mercado. Para você ter uma ideia bem nítida, só em 2016 as três maiores Cias do país: LATAM, GOL e Azul ficarão com 60 a 80 aeronaves a menos em operação. A GOL (em números precisos) diminuirá sua oferta em menos 9%. LATAM e AZUL no mesmo rumo, com queda de 8% a 9% na oferta. O mercado Offshore sofre também uma forte queda, com 50% a menos de demanda.
Obviamente, Kakinoff também apresentou a Cia. Ficou claro que a inovação e eficiência estão no "DNA" da GOL desde sua criação. E isso é algo que se mantém até os dias de hoje...
A GOL em números:
- 120 aeronaves. Com 7 anos de idade média
- 900 voos diários
- 350 milhões de passagens vendidas desde sua criação, em 2001
- Única cia da América Latina com serviço de Geolocalização do passageiro. Auxiliando-o no trânsito, no caminho ao aeroporto e numa possível remarcação de voo.
- Líder em pontualidade em 2015, com 94,4% dos voos decolando no horário previsto
O investimento na ampliação do check-in não presencial foi abordado; Com uma clara e gradativa mudança cultural/comportamental do passageiro atual. Hoje, o mesmo busca + agilidade(fator tempo) e + comodidade.
Para finalizar, o tópico "Entretenimento a bordo". Foi apresentado o novo sistema de Wi-fi a bordo. Nele, boa parte do sinal será gratuito, com alguns conteúdos pagos. O cliente poderá ter em seu próprio Smartphone o conteúdo que desejar. A previsão de que até em dois anos e meio, todas as aeronaves da frota já estarão equipadas com esta tecnologia.
Em um rápido "bate-bola" feito conosco, "Kaki" citou as inúmeras vantagens de aplicação deste tipo de entretenimento a bordo, ao invés das clássicas "telinhas" nas poltronas. Dentre essas vantagens, citou: Maior autonomia para o cliente escolher seu conteúdo, economia de custos...ao evitar a troca sazonal destas telas por força de manutenção e também a economia relacionada ao peso (Ligue isso ao maior consumo de combustível adicional que este "antigo" tipo de entretenimento traria aos Boeing's da Cia).
Ao responder os últimos questionamentos e não se esquivando de temas "ardidos", Paulo Kakinoff finalizou sua ótima palestra agradecendo a presença de todos ao evento, e nos dando mais uma vez as boas vindas.
2ª Palestra: Engenharia de operações
Após o presidente, quem assumiu o comando da segunda palestra foi Marcelo Macedo - Gerente executivo de CCO e Engenharia da Cia.
Nela, Macedo deu um enfoque no maior evento que se realizaria no ano: As Olimpíadas 2016. Afinal, como a GOL iria lidar com um evento de tamanha dimensão em sua malha? Haveria riscos? Como mitigá-los?
Logicamente, em se tratando deste evento, nada mais conveniente debater sobre como os aeroportos cariocas receberiam este grande fluxo. A importância do SDU para a Cia é um tanto estratégica. E o fato de o aeroporto estar com restrições operacionais durante o evento, mostra-se um desafio a mais a ser trabalhado. Neste caso, segundo Macedo, boa parte das operações serão transferidas para o Galeão (GIG).
Aproveitando o "gancho" de restrições, houve também um destaque para a questão meteorológica e como elas afetam o funcionamento do aeroporto. Neste quesito, foi explicado de forma bem didática o procedimento RNP AR realizado nas aproximações no SDU. Interessante notar que a GOL é a pioneira na implantação deste serviço, tornando possível a operação até mesmo em dias de tempo ruim (Que são comuns nesta época de outono/inverno na região sudeste).
Ao final, Macedo também exemplificou como funciona o sistema de contingência da companhia, e sua atuação quando necessário. Ficou claro que os grandes eventos anteriores (Rio+20 - 2012, Jornada Mundial da Juventude - 2013 e Copa do Mundo - 2014) deram um Know-how consistente para a Cia, em termos de operações especiais.
Concluida a palestra, os presentes foram divididos em grupos. Era chegada a hora de conhecermos os simuladores integrantes do Centro de Treinamento!
Ao entrarmos, logo de cara...
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Epa... Peraí! Isso ficará para a próxima parte da nossa cobertura especial (hehe). Nela, você conhecerá mais da operação dos aeroportos, somado a um conhecimento refinado a respeito da segurança nas mesmas. E sem esquecer, é claro, do Centro de Treinamento da Cia e suas instalações!
Pois bem, não custa chamar sua atenção: Fique atento a chamada na sala de embarque para a Parte 2! Em breve!
Desde já, deixamos o nosso grande agradecimento a GOL pela oportunidade!
Um abraço,
Pedro Henrique | © Aviação é aqui Todos os direitos reservados.
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