Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Greve!

Caros,

Algo que nunca imaginaríamos ou chegávamos a pensar está ocorrendo: A desvalorização de nossa profissão. A realidade é dura e triste...e nunca a profissão de aeroviário/aeronauta esteve tão em baixa! O que mais chama a atenção é que não se vê nenhuma luz esperançosa de melhora no horizonte, pelo contrário. O ciclo que se iniciou em 2006 com a quebra da VARIG só se perpetua e piora...A “bomba” mais recente foi a covarde demissão de 850 funcionários da Webjet juntamente com o seu fim decretado pela Laranja Mecânica(Ou seria assassina?), GOL Linhas Aéreas.

Ok..mas e aí?!

E aí meu caro leitor, que este quadro instalado só evidencia a crise que o setor aéreo brasileiro está passando: Salários irrisórios, péssimas escalas, mudanças na regulamentação permitindo mais horas na jornada e a ameaça da abertura dos nossos céus para pilotos estrangeiros.

Com isso, por meio de reuniões durante essa semana o SNA(Sindicato Nacional dos Aeronautas) decidiu iniciar uma greve com início nesta quinta-feira 13/12. Segundo o próprio site do SNA:

O objetivo da greve é pressionar as companhias aéreas por melhores salários e condições de trabalho.
Aeroviários realizarão protestos em vários aeroportos para apoiar a greve dos aeronautas e ampliar o movimento.
Aeronautas e aeroviários, em campanha salarial, buscam firmar com o sindicato das empresas aéreas uma negociação que garanta aumento real para os trabalhadores. As companhias, no entanto, oferecem índices escalados iguais ou menores que inflação, conforme a faixa salarial, e as negociações chegaram a um impasse em função disso. 
Os trabalhadores também lutam para que as empresas comprometam-se em cumprir a regulamentação profissional, querem novos pisos e reclamam da sobrecarga de trabalho, do assédio moral e da fadiga, que amplia os riscos de acidentes aéreos.

AERUS - Os aposentados e pensionistas do Aerus, antigos trabalhadores da Varig e Transbrasil, também participarão dos protestos, na luta para que a União garanta a integralização de seus benefícios.

Lembrando que: As assembleias, em caráter permanente, irão reunir-se novamente às 13 horas, nesta quinta-feira (dia 13), para decidir os rumos do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário