Número é o segundo melhor da história da companhia; empresa também manteve a liderança no mercado doméstico, com 40,7% de market share
A TAM obteve taxa de ocupação de 86,1% em seus voos internacionais em janeiro. A marca é a melhor já registrada para o mês e a segunda maior da história da companhia. Nesse segmento de mercado, a empresa teve um aumento na demanda de 7,3% e uma elevação na oferta de 1,3%, na comparação com janeiro de 2011. A TAM manteve a liderança nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, com market share de 86,7%. Os dados foram divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
No mês passado, a procura por viagens internacionais continuou aquecida. A alta demanda possibilitou o aumento nas taxas de ocupação, a recuperação do yield (preço unitário pago por passageiro por quilômetro voado) e a elevação do RASK (receita por assento disponível por quilômetro) em dólar, também na comparação com o mesmo período de 2011.
Mercado doméstico
No mercado doméstico, a demanda por voos da TAM cresceu 1%, combinado com um aumento de 4,3% na oferta de assentos, na comparação com janeiro de 2011, o que levou a uma taxa de ocupação de 76,5%. A companhia também manteve a liderança nesse segmento de mercado, com market share de 40,7%.
O mês de janeiro, período de férias escolares, é marcado pela grande participação de passageiros viajando a lazer, que voam fora dos horários de pico e compram seus bilhetes com antecedência. Além disso, a companhia verificou uma alta utilização de bilhetes-prêmio do programa TAM Fidelidade, resultando em uma maior diluição do yield doméstico, que mesmo assim ficou em linha com o registrado no ano anterior.
Ao combinar o RASK doméstico com a elevação desse índice nos voos internacionais, o resultado é um incremento no RASK geral da companhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário