Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

Qatar quer comprar parte da Tap este ano, diz Al Baker.



O presidente da Qatar Airways, companhia que em janeiro foi insistentemente apontada como potencial compradora de uma participação na Tap, anunciou em entrevista que é muito provável que a transportadora faça uma aquisição já este ano. O CEO da Qatar, Akbar Al Baker, em entrevista ao jornal Financial Times Deutschland, reafirmou que é muito possível que a Qatar Airways compre ações de outra companhia nos próximos anos, mas deixando a nota de que a aquisição “talvez” possa ocorrer este ano.

A condição é que a companhia tenha uma forte rede que ajude a Qatar a ser “mais global”.
Al Baker, nas mesmas declarações, afirmou que a Qatar Airways, que em Portugal é representada pela ATR, está preparada para adquirir até 49,9% do capital de uma companhia aérea europeia.

O CEO sublinhou que a Watar dispõe de “dinheiro suficiente” para qualquer aquisição, referindo que a companhia também poderá avançar para uma oferta pública de venda de ações para obter “dinheiro fresco”.
“Os preparativos estão em curso”, acrescentou, segundo o Financial Times Deutschland.

Em janeiro, quando da visita do primeiro-ministro José Sócrates ao Catar, de cuja comitiva fazia parte, entre outros Fernando Pinto, presidente da Administração da Tap, a Sic Notícias noticiou que o governo português estava em conversações com as autoridades do Catar para a aquisição de uma participação na Tap.

A notícia dizia que as negociações referiam-se à compra de uma posição de até 40%.
O porta-voz da Tap comentou na altura que o governo ainda não tinha aberto o processo de privatização, acrescentando que “se já há candidatos, isso é uma boa notícia”.

Fonte : Panrotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário