Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Brasil anuncia "Open Skies" com EUA e UE.


O Brasil anunciou ter acordado os termos para a liberlização dos voos internacionais para dois dos principais mercados do país: os Estados Unidos e a União Européia. O acordo com os EUA está concluído e o foi assinado em Brasília no sábado, durante a visita do presidente Barack Obama. Os termos para um acordo entre o Brasil e a UE também foram finalizados e o documento oficial deve ser assinado me meados de junho deste ano.

A "abertura dos céus" será feita em etapas e deve ser concluída até 2014 e 2015, no caso da UE e dos EUA, respectivamente. A proposta permite que as companhias aéreas tenham tempo para se adaptar ao novo cenário e montem suas estartégias de acordo com a nova realidade de mercado. "A implantação dos acordos em fases dá previsibilidade às companhias aéreas e evita instabilidade no mercado", disse o superintendente de relações internacionais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Bruno Dalcolmo.

Na prática o "Open Skies", como é conhecido o acordo de liberalização no mundo da aviação, permite que companhias aéreas do Brasil, dos EUA e da UE possam definir livremente o número de voos que pretendem operar, as cidades que pretendem atender e as tarifas que desejam cobrar. Os acordos não incluem a liberação de voos domésticos para empresas aéreas estrangeiras.

Fonte : Jetsite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário