Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nuvem vulcânica se dissipa e concentra-se no RS

Nuvem, que chegou a Curitiba, deslocava-se a velocidade de 80 km/h.Voos foram cancelados no Sul do país, principalmente em Porto Alegre.

A nuvem cinza do vulcão chileno Puyehue, que cobriu durante toda a manhã cerca de 70% do Rio Grande do Sul e chegou até a região de Curitiba, começa a se dissipar no início da tarde desta sexta-feira (10), segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

Por volta das 12h40, a nuvem concentrava-se prioritaritariamente no Rio Grande do Sul, diminuindo sua cobertura e rigidez em Santa Catarina e Paraná. A informação foi repassada pelos órgãos brasileiros por boletim do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina, instituto responsável, segundo acordos internacionais, pelo monitoramento da situação no Cone Sul.

A nuvem se deslocava a uma velocidade média de 80 km/h. De acordo com Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que tem coordenado o tráfego aéreo nas áreas atingidas, a nuvem está concentrada entre 6 mil a 7,6 mil metros de altitude. Se mantidas as atuais condições meteorológicas, a tendência é que nuvens sigam para o Oceano Atlântico.

Voos cancelados

Até as 11h da manhã, dos 1.039 voos previstos até o horário no país, 106 deles (cerca de 19,8%) foram cancelados e outros 164 (15%) sofreram atrasos, segundo a Infraero.

A situação continua ruim no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde diversas companhias aéreas suspenderam pousos e decolagens devido à nuvem do vulcão chileno Puyehue. No Salgado Filho, 39 decolagens foram canceladas até as 11h. Só houve um voo da Trip Linhas Aéreas que seguiu de Porto Alegre para Campo Grande (MS), segundo a Infraero. Nenhum pouso foi registrado no aeroporto até o momento.Voos que partiriam de São Paulo, Confins, Rio de Janeiro e Curitiba com destino ao Rio Grande do Sul foram cancelados nesta manhã.

Voos na Argentina

A maioria dos voos internacionais e domésticos dos dois aeroportos de Buenos Aires, na Argentina, e do aeroporto internacional de Montevidéu, no Uruguai, estavam cancelados nesta manhã. Na véspera, todos os voos internacionais e domésticos dos três aeroportos foram cancelados, segundo as autoridades.
A expectativa é que a nuvem de cinzas se dissipe no final da tarde desta sexta, o que permitiria retomar os voos no país vizinho.

Fonte : Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário