Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

Comissão faz vistoria no Galeão e aponta atrasos nas obras.

Deputado diz que só uma das quatro etapas apresentou avanços.Infraero garante que vai cumprir cronograma até dezembro de 2012.

O ritmo lento das obras no Aeroporto Internacional Tom Jobim-Galeão, na Ilha do Governador, no Rio, deixou preocupados os integrantes da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados que fizeram uma vistoria no local na tarde desta sexta-feira (13).

Continuo muito preocupado. Em 2009, fizemos uma vistoria similar e, naquela altura, identificamos quatro etapas de um conjunto de obras para que o Terminal 2 pudesse funcionar plenamente. Só em uma, das quatro etapas, conseguimos enxergar avanços. Mesmo assim, com um tempo que já podia ter sido entregue. As outras três etapas, que são de instalações elétricas, de ar-condicionado, de todos os equipamentos de tecnologia de informação e eletrônico aeroportuários, sequer licitaram”, afirmou o deputado Otávio Leite, membro da comissão.

Segundo o parlamentar, o aeroporto, nessas condições, não conseguirá atender o aumento do número de passageiros durante os megaeventos previstos para o Rio de Janeiro. “Certamente há problemas administrativos que levaram a uma demora que nós constatamos aqui. Esse atraso é preocupante . No Terminal 2, 50% dele não está funcionando. O que nós estamos falando é da possibilidade de ele funcionar por completo. Esse ano temos os Jogos Militares, ano que vem Copa das Confederações, e vem aí Copa do Mundo. Mas, independentemente desses megaeventos, a cidade precisa melhorar a sua porta de entrada, que é o aeroporto", disse.

O deputado vai encaminhar relatório para a comissão, em Brasília, informando sobre os problemas que constatou nas obras. A comissão também vai receber o secretário da aviação civil e o presidente da Infraero, até o fim do mês, para pedir explicações.

É mais uma constatação de que o modelo brasileiro de gestão aeroportuária é pré-histórico. É ali que está a raiz do problema”, afirmou. “O cronograma que nós tínhamos há dois anos, fornecido pela Infraero, não foi cumprido”, acrescentou o deputado, que estranhou ainda o número pequeno de operários trabalhando no local.

Infraero garante que vai cumprir cronograma

Os visitantes foram recebidos pelo superintendente da Infraero no Galeão, Abibe Ferreira Júnior, que está no cargo há um mês. Ele fez uma apresentação do andamento das obras, admitiu alguns problemas, mas garantiu que as obras serão concluídas em dezembro de 2012, conforme previsto no cronograma.
Vamos ter um aeroporto mais moderno e com capacidade para atender a esse aumento de demanda”, disse. Segundo Abibe, em abril passaram pelo Galeão 1,2 milhão de passageiros.

Também participaram da visita a diretora da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav), Rosele Pimentel, e o superintendente do Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurantes (Sind-Rio), que reclamaram do estacionamento e da logística de embarque e desembarque do Galeão.

Foto : Aluizio Freire/G1
Fonte : Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário