Pesquisar este blog

sábado, 16 de abril de 2011

Estamos Preparados?


Atualmente vivemos em um grande momento de nossa economia. Nunca se investiu tanto no Brasil.Como resultado disso, teremos o privilegio de sediar dos eventos de porte mundial: A copa (2014) e as Olimpíadas (2016)

Porém, nos surge a seguinte pergunta: Estamos preparados?

Neste editorial, iremos citar somente um, de inúmeros exemplos, que mostram que há motivos para nos preocuparmos, com relação aos nossos Aeroportos. Vamos falar do Aeroporto Internacional de São Paulo.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SBGR/GRU) tornou-se com o passar dos anos o principal aeroporto Brasileiro desbancando até então o principal, o GIG. Consequentemente tornou-se uma das principais portas de entrada de Estrangeiros no Brasil. E o seu crescimento, foi notável.

Números

Operam no aeroporto 43 companhias. Sendo 30 Internacionais, 7 nacionais e 6 Cargueiras.Só em 2009,o aeroporto recebeu 21 milhões de passageiros.Atualmente é considerado o 2º maior Aeroporto da America Latina.

Ampliação

O Aeroporto de Guarulhos possui atualmente dois terminais.
Um 3º terminal foi projetado para ter a capacidade inicial de 7,5 milhões (Posteriormente, com um novo plano diretor, foi redimensionado para 12 milhões.) de passageiros, e o mesmo era para estar operando desde 1998.

Em 2001, o Conselho de Adm da Infraero aprovou a construção do novo terminal. No mesmo ano o governo assinou um convênio para a desapropriação da área, e construção do TPS 3.Na época,a previsão de término do Terminal era para 2008,mas em 2005 já se estimava que metade do novo terminal já estaria em operação.

Com inúmeros problemas com licitações e orçamento, até 2006 nada estava feito. Em 2007, o então Governador de São Paulo, redefiniu as áreas de desapropriação para a construção do bendito TPS3.

A ultima estimativa, é que o terminal estaria pronto em 2010, e estaria operando em plena capacidade em 2015.E aconteceu o que todos esperavam, no fim de novembro de 2010,  o diretor de operações da Infraero afirmou que o Terminal 3 de Guarulhos não estará pronto até a copa de 2014.

Solução

Infraero anuncia investimentos e melhorias. E a implantação dos MOP Módulos Operacionais os chamados “Terminais Provisórios" em diversos aeroportos brasileiros.

O gargalo é mais que evidente, será que essas "gambiarras", e "puxadinhos" (Leia-se MOP) irão dar conta de tamanha demanda, em um curto período de tempo?

Creio que a esta pergunta, não é necessária resposta...

©Pedro Henrique Garrett Vieira | Aviação é aqui.Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário