Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

GIG é o menos eficiente entre 16 maiores aeroportos.


O Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) foi considerado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) o menos eficiente entre 16 grandes terminais do País. Ele apresentou a pior pontuação (27,06) no indicador que relaciona a quantidade de passageiros e o volume de carga ao custo de operação. Para se ter uma ideia, o melhor desempenho foi o do aeroporto de Brasília, com 111.3. Por isso, o órgão regulador impôs ao Galeão a meta mais elevada para o ano de 2011: melhorar a eficiência em 30,78%.

Para conseguir atingir o objetivo, a lnfraero terá que repensar a política de gestão do Galeão, pois, de modo geral, só há dois caminhos para melhorar a eficiência do aeroporto: cortar custos e/ou elevar o número de usuários e o volume de cargas.

A imposição de metas individuais aos aeroportos é uma novidade na política do setor e foi aprovada semana passada. No mesmo texto estará incluído o reajuste das tarifas aeroportuárias, a partir de 14 de março.
A meta fixada para o Galeão foi definida com base num parâmetro internacional chamado WLU (work load units), um indicador de desempenho anual que divide o número de embarques e desembarques e o volume de cargas pelos custos (operacional, administrativo e financeiro).

Fonte: Valor Econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário