Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

TAM anuncia acordo para fusão com a LAN.

                                    

                                    


Ações da TAM devem deixar de ser negociadas ha bolsa.As Marcas serão mantidas, segundo comunicado enviado à CVM.

A TAM, maior companhia aérea do país, anunciou nesta sexta-feira (13) acordo para a fusão de suas operações com a chilena LAN. A nova companhia vai levar o nome de Latam. As duas marcas, no entanto, devem ser mantidas.
“O grupo formado por meio da operacão oferecerá serviços de transporte aéreo de passageiros para mais de 115 destinos em 23 países, e serviços de transporte aéreo de carga para toda a America Latina e para o Mundo, contando com mais de 40.000 funcionários, colaborando para um maior crescimento das Companhias, o que representa a valorização dos investimentos feitos por seus acionistas e um importante progresso para a aviação na America Latina”, afirmou a TAM em nota.




Pelo acordo, a TAM deverá realizar uma oferta pública para comprar as ações em circulação da companhia, que devem deixar de ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Os acionistas da TAM receberão ações de uma empresa holding que, por sua vez, será incorporada pela LAN.



A operação depende da adesão de acionistas que representem, no mínimo, 95% do capital total da TAM. A conclusão do negócio depende ainda da aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e dos órgãos brasileiros de defesa da concorrência.



Ao final do processo, a TAM deixará de ter papéis negociados tanto na bolsa brasileira quanto na de Nova York. A LAN, por sua vez, terá seus papéis listados nas bolsas brasileira, chilena e de Nova York.



A operação prevê ainda que os acionistas controladores da LAN manterão o controle da empresa chilena, enquanto os controladores da TAM manterão o controle da brasileira, mantendo 80% do capital votante da companhia, além de uma participação na LAN.



Administração

A administração da nova empresa, segundo o comunicado enviado à CVM, deverá ser realizada de forma compartilhada pelos acionistas controladores. Mauricio Rolim Amaro, atual vice-presidente do Conselho de Administracao da TAM, será o presidente do Conselho de Administracao da Latam. Enrique Cueto, atual vice-presidente da LAN, sera o CEO/vice presidente executivo da Latam.



As duas empresas deverão manter as atuais estruturas de administração: Maria Claudia Amaro continuará no cargo de presidente do Conselho de Administracao da TAM; Marco Bologna permanecera no cargo de diretor-presidente da TAM e Libano Miranda Barroso seguirá como diretor presidente da Tam Linhas Aereas S.A. Por sua vez, Ignacio Cueto seguira como gerente geral da Lan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário